A recuperação eficiente de ingredientes farmacêuticos ativos (APIs), substâncias químicas e ingredientes alimentares, após aplicações de secagem por pulverização ou de leito fluidizado é frequentemente um problema. O mesmo problema ocorre em aplicações de moagem e micronização.
Para recuperar estes produtos sensíveis, os ciclones costumam ser insubstituíveis, por permitirem uma captura direta do produto e evitarem a retenção de produto nos filtros. Para além disso evitam a contaminação dos elementos filtrantes, contaminação cruzada de produtos e degradação de produtos com a temperatura.
As perdas de produto devido à baixa eficiência dos ciclones representam um custo elevado e rendimentos muito baixos. Quando necessário, os ciclones têm de ser complementados com filtros de mangas dispendiosos ou lavador de gases para aumentar o rendimento ou para evitar emissões para a atmosfera.
As necessidades do cliente incluem um sistema de ciclones que aumente significativamente a recuperação de pó, fácil e rápido de limpar e que seja eficiente o suficiente para cumprir com limites de emissões impostos, evitando assim o uso de um filtro de mangas. Em vários processos a fração de produto que escapa ao filtro de mangas não é considerado como um produto de primeira qualidade, e, por consequente, considerado como perda.
Mostrar tudo